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sexta-feira, 2 de abril de 2010

Provas de Aferição

Agenda:

DATA DA APLICAÇÃO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO
DISCIPLINA DIA HORA
LÍNGUA PORTUGUESA 5 de MAIO 10 HORAS
MATEMÁTICA 7 de MAIO 10 HORAS

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA – 1.º Ciclo

Material a utilizar
Os alunos usam, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével azul ou preta.
Lápis, borracha e apara-lápis só podem ser usados no rascunho.
Não é permitido o uso de corrector.

Estrutura da prova
A prova tem duas partes.

A 1.ª Parte inclui 2 ou 3 textos de diferente tipo e de extensão variável; 9 a 12 itens que avaliam a compreensão da leitura dos textos apresentados; 1 item de composição curta orientada; 5 ou 6 itens sobre aspectos da estrutura e do funcionamento da língua.
De acordo com o programa, os textos apresentados podem pertencer a diferentes géneros (artigo, aviso, banda desenhada, carta, convite, entrevista, conto, notícia, poema, recado, teatro, …).
A 2.ª Parte, a realizar após o intervalo, consiste numa proposta de produção orientada de dois textos que avaliam competências do domínio da escrita. Em ambos os casos, essa orientação especifica a finalidade e as características dos textos a produzir.

Tipologia de itens:

Na 1.ª Parte, os alunos respondem a propostas constituídas, essencialmente, por itens de:
resposta curta, de completamento, de associação, de ordenação e de escolha múltipla. Para além destas propostas, os alunos são solicitados a responder a um item de composição curta, relacionado com o tema ou tópicos de um dos textos apresentados.

Convocatória dos alunos
Os alunos devem apresentar-se no estabelecimento de ensino 30 minutos antes da hora marcada para o início da prova.
A chamada é feita 15 minutos antes da hora marcada para o início da prova, pela ordem constante da pauta.
Qualquer aluno que se apresente depois de concluída a chamada não pode realizar a prova.

PROVA DE MATEMÁTICA − 1.º Ciclo

Pretende-se avaliar os seguintes aspectos:
o conhecimento e a compreensão de conceitos e procedimentos matemáticos;
a capacidade de resolver problemas matemáticos;
a capacidade de raciocinar matematicamente;
a capacidade de comunicar matematicamente, tendo por base as seguintes áreas temáticas:
números e cálculo;
geometria e medida;
estatística e probabilidades;
álgebra e funções.

Percentagem da distribuição dos itens por aspectos da competência matemática

Conceitos e procedimentos matemáticos 45% a 55%
Resolução de problemas 15% a 30%
Raciocínio matemático 15% a 30%
Comunicação matemática 5% a 10%

Percentagem da distribuição dos itens por área temática

Números e cálculo 25% a 35%
Geometria e medida 45% a 65%
Estatística e probabilidades 10% a 15%
Álgebra e funções 5% a 10%

Material a utilizar

lápis;
borracha;
apara-lápis;
régua graduada.

Aviso
A publicitação das pautas com os resultados obtidos pelos alunos ocorre a 17 deJunho de 2010.

DESEJOS DE UMA
SANTA PÁSCOA
A Professora
Branca Pereira Nascimento

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