Páginas

sábado, 24 de abril de 2010

Vulcão

O vulcão Eyjaflallajokull entrou em erupção no dia 22 de Março na Islândia, que fica situada próximo do Pólo Norte e do Oceano Glacial Árctico. É uma ilha de origem vulcânica como os Açores e a Madeira.
Com as altas temperaturas no interior da crosta terrestre, as rochas aquecem, é o magma. À superfície da terra, abre-se uma frincha de onde sai o magma que, ao solidificar, devido ao arrefecimento, transforma-se em lava. Depois de arrefecida dá origem a um solo fértil, isto é, bom para plantações.
Os vulcões libertam cinzas, pedras, poeiras, enxofre, gazes, azoto, lava…que com o vento são arrastadas, formando nuvens de cinza prejudiciais á nossa saúde (aparelho respiratório).
A nuvem provocada pelo vulcão Eyjafjoll atingiu a Europa, Rússia e Canadá, provocando o cancelamento da maior parte dos voos.
Existem 5 tipos de vulcões. Estrato-vulcão que tem muita actividade; o vulcão-Escudo é muito quente e expele muita lava; o vulcão-Cone é dos mais pequenos e expele pouca lava; o vulcão-Caldeira é o maior que existe e o vulcão-Submarino fica por baixo da água.





Consequências dos vulcões

Os vulcões podem dar origem a tremores de terra e expulsão de materiais perigosos como gases, lava, vapor, pedras e cinzas. Também podem causar problemas ambientais, económicos, sociais e de saúde.
A nuvem que atingiu a Europa obrigou quase todos os aeroportos a fechar e não permitiu que as pessoas viajassem para trabalhar e também para regressar a casa. Mas não são só as pessoas que não podem viajar, as mercadorias que vêem do Norte da Europa também não podem ser transportadas.
Sara

Sem comentários:

Enviar um comentário

o seu comentário será publicado a seguir